Rádio CN Agitos - A rádio sem fronteiras!!!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

A Ética dos Gregos, o Karma dos Indianos e mais uma praga aos corruptos brasileiros


O conceito de pecado é sabidamente de origem judaico-cristã. Na Grécia Antiga, os gregos desconheciam o que poderia significar a palavra “pecado”, muito pelo contrário, os deuses do panteão grego tinham condutas humanas altamente reprováveis: traiam, sentiam inveja, desejo, tesão, ciúme, enfim tudo aquilo que pode parecer pernicioso. Só lembrando um episódio, Zeus, o mais poderoso dos deuses, tinha por hábito trair sua esposa, a deusa Dione, com humanas terrenas, criando toda uma geração de semi-deuses, tais como Atena, Hércules, Perseu entre vários outros, todos filhos de casos amorosos, a popular pulada de cerca, entre o senhor deus superior do Olimpo e mulheres mortais.
Os gregos não conheciam o “pecado”, mas criaram um conceito muito mais  eficiente para disciplinar a conduta das pessoa, a “ÉTICA”. Diferentemente do pecado, a ética não depende de um ser superior para castigar quem não se enquadra; a ética emana da atitude digna do indivíduo ante a sociedade, é o bom por ser bom, independentemente de eventual má conduta alheia, que poderia ser modificada pelo bom exemplo, levando-se a uma sociedade ideal. Resumindo: o pecado seria “vigiado” de fora pra dentro, já a ética seria de dentro pra fora.
A Índia pode ser conhecida por sua pobreza, mas de lá vieram os conceitos mais refinados  de espiritualidade. Do hinduísmo praticado na Índia veio a ideia de reencarnação e “Karma”, ou seja, o sujeito “paga” numa outra vida, os erros e besteiras que fez nesta.
Quem é corrupto, assim como todo mau caráter ou com desvio de conduta, por definição não tem ética. Quem se apropria do erário em benefício próprio também pouco se lixa pra pecado ou coisa que o valha.
A corrupção e o peculato, venha da Esquerda ou muito mais comumente da Direita, é um gesto essencialmente burro, e cedo ou tarde tende a ter o seu troco.
Aos pecadores resta o Inferno, mas até onde eu sei, não constam nas descrições bíblicas ou dantescas um Inferno apropriadamente ruim aos corruptos.
Resta então o Karma! Imaginemos como será o Karma de quem não respeita a coisa pública. Aqueles que desviaram verbas da saúde, reencarnará doente, pobre, leproso ou canceroso buscará hospitais públicos e não achará. Aquele que desviou ou se apropriou de recursos da educação, voltará com nenhuma capacidade de ler, será caçoada e ludibriado pela vida por causa da sua ignorância e não terá acesso a informação. Os que fraudaram licitação para construção de estradas sofrerão grave acidente que os deixarão inválidos e improdutivos. Os que se apropriam de valores que seriam para a segurança pública, serão vítimas das mais hediondas violências e quando buscar a polícia a encontrará de portas fechadas. Os que compram votos dos desvalidos nas eleições serão punidos com a surdez, a cegueira e não terão voz para representa-los perante terceiros. E aqueles que apropriam do público não terão nada que possam dizer que lhes são privados.
O restante dos castigos deixa a cargo do leitor, o que não faltas são situações em que possamos meter esse tipo de gente que confunde o público com o privado deles.
A grande estupidez de quem rouba a coisa pública é achar que não receberá de volta todo o mal que fez ao se apropriar ao que pertence a sociedade e ao povo, e crer que isto seria um crime menor e sem retribuição devida, ah...mas que vem o troco vem, se não pelo castigo do pecado ou pelo Karma, mas pelo próprio destino.