Temos que parar de olhar os EUA e ver naquilo o paradigma da perfeição. Isto é sim é mentalidade de terceiro-mundo. De fato, lá nos EUA a polícia não é federalizada e sim MUNICIPALIZADA. Cada condado (o equivalente americano ao nosso município) tem sua própria polícia. No Brasil isto seria impossível e inviável, pois todo mundo sabe que tem municípios brasileiros, principalmente em estados pobres e lascados como o Piauí, Maranhão e Pernambuco, que sequer consegue pagar o salário mínimo (que já é BEM mínimo) aos seus servidores.
Acho, advogo e acredito ainda que a FEDERALIZAÇÃO é a melhor pedida para minimizar o grande problema. Não é a solução definitiva, mas sim parte da solução.
Afinal, quem tem mais dinheiro nesse país é o governo federal, tô certo ou tô errado?
E se você gosta tanto de exemplos do exterior, aqui tem uma pequena lista de países que tem a polícia unificada nacional: Alemanha, Suíça, Itália, Japão. Países paradigmáticos em matéria de segurança pública.
O Chile, país mais pobre que o Brasil, mas com IDH superior, também tem polícia nacional.
Digo e repito, os estados não têm condições de manter polícia alguma, seja um estado rico como São Paulo ou pobre lascado como Maranhão.
Digo e repito que as Polícias Militar não dão certo porque são apenas “pequenos Exércitos” dos estados, e isso foge da função verdadeira da polícia que é proteger os cidadãos.